terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Under The Grey Banner - Dragonland | Reviews de CDs | Blog Metal Play

 
 De volta às origens

2011 - Power Metal - Suécia


Os três primeiros álbuns do Dragonland, quais sejam "The Battle of the Ivory Plains" (2001), "Holy War" (2002) e "Starfall" (2004) seguiram a linha do power metal épico. São álbuns conceituais que contam a história fantástica de "Dragonland Chronicles". São belos álbuns, apesar de seguirem uma linha já conhecida no power metal.

Ao passo que "Astronomy" (2006) foi uma ruptura no estilo da banda. O guitarrista  Olof Mörck, o define como o álbum mais sombrio da banda. Ele tem razão. O álbum é diferente dos anteriores. Mais progressivo e menos épico. À época do lançamento do álbum, o direcionamento musical foi explicado em uma entrevista para o Whiplash!.


O lançamento não decepciona. "Under the Grey Banner" (2011) é um bom álbum. Produzido sob medida para os fãs de power metal que apreciam vocais agudos, elementos sinfônicos e guitarras rápidas.

"Ilmarion" é a introdução épica tradicional das bandas de power metal. Logo em seguida vem "Shadow Of The Mithril Mountains", que é a melhor faixa do álbum. Trata-se de uma grande composição. Mérito do vocal excepcional de Jonas Heidgert e também do refrão empolgante:

"He will rule supreme
that I know, I've seen it in my dreams
Our world, and what will be
The true hope lies beyond the sea
To light our path
and keep us from harm"

"The Tempest" é uma faixa mais cadenciada. Lembra em alguns momentos o álbum anterior. "A Thousand Towers White" segue mais a linha do power metal tradicional. Tem um belo refrão. "Fire And Bristone" apresenta a contraposição de um vocal mais grave, além de elementos orquestrais similares ao Nightwish.

"The Black Mare" é uma mais bela composição. A que mais deixa o ouvinte absorto na narrativa fantástica que a banda o envolve com o álbum. Já "Lady Of Goldenwood" apresenta elementos folk e barrocos, além de vocais femininos. Destaque para o vocal versátil de Jonas Heidgert.

"Dûrnir's Forge" conduz o ouvinte a uma atmosfera repleta de tensão. Boa faixa. Apesar das boas linhas vocais, "The Trials Of Mount Farnor" é talvez a faixa mais fraca do álbum. "Throne Of Bones" é uma música de 1:47 que apresenta um suntuoso vocal interpretando a trechos da segunda faixa do álbum. Excelente.

A faixa título, "Under The Grey Banner" se propõe a ser a mais épica do álbum. Apresenta todos os elementos tradicionais desse tipo de música das bandas de power metal: faixa mais longa, elementos sinfônicos e mudanças de andamento. É uma boa composição. "Ivory Shores" encerra bem o disco. É a faixa mais medieval. Poderia muito bem ser trilha de filmes de fantasia como o Senhor dos Anéis.

Portanto, "Under the Grey Banner" é o melhor álbum da banda. O esperado lançamento correspondeu às expectativas. A inesperada volta às origens, com os temas épicos de batalhas medievais e fábulas de uma história fantástica, sem dúvida, eleva o Dragonland aos grandes nomes do power metal mundial.

***


Under The Grey Banner

Faixas

1. Ilmarion - 3:18
2. Shadow Of The Mithril Mountains - 5:44
3. The Tempest - 4:13
4. A Thousand Towers White - 4:07
5. Fire And Brimstone - 4:31
6. The Black Mare - 6:13
7. Lady Of Goldenwood - 4:16
8. Dûrnir's Forge - 4:58
9. The Trials Of Mount Farnor - 5:26
10. Throne Of Bones - 1:47
11. Under The Grey Banner - 8:04
12. Ivory Shores - 3:18

Formação

Olof Mörck - guitars and violin
Jonas Heidgert - vocals (drums until 2002)
Anders Hammer - bass
Elias Holmlid - keyboards
Jesse Lindskog - guitars (drums until 2009)
Morten Lowe Sorensen – drums


Site oficial para mais informações e melhor compreensão da história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário