terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Motion - Almah | Reviews de CDs | Blog Metal Play

A busca pela identidade

2011 - Brasil - Laser Company



Dizem que o álbum reflete o momento em que o artista está vivendo. É um verdadeiro registro daquilo que ele sente naquele instante. Ele se expressa artisticamente e grava. Simples assim.

A discografia do Almah apresenta três bandas completamente diferentes. O "Almah" (2006) é um disco experimental que foi produzido paralelamente aos trabalhos de Edu Falaschi com o Angra. É um disco muito emocional e verdadeiro. Como em princípio era um projeto paralelo, o vocalista contou com participações internacionais para a sua gravação. No "Fragile Equality" (2008) O Almah se tornou uma banda. O disco é uma miscelânea de vários estilos do heavy metal. Em contrapartida, o terceiro álbum "Motion" (2011) é a afirmação da identidade da banda. Seja dito de passagem, o Almah não faz mais o chamado power metal. Não há orquestrações, nem sinfonias ou vocais líricos. O álbum soa moderno. A busca pela identidade veio pela inovação.

"Motion" é o mais pesado da discografia da banda. Eles definitivamente se reinventaram. São evidentes as influências de thrash metal. Porém, não é um disco de thrash metal. Não me atrevo a defini-lo.

o álbum segue uma temática atual. Não é um álbum conceitual. Seja dito de passagem, nota-se a inovação do álbum pelos temas das músicas. 

"Hipnotized" é a melhor faixa do disco. Todas as características da banda estão presentes, o peso, o virtuosismo e a versatilidade dos vocais de Edu Falaschi.

"Living And Drifiting", "Days of The New" e "Bullets On the Altar" seguem a nova proposta apresentada pela banda. Muito peso e incorporação de groove metal às composições. Destaca-se na última o belo refrão. A melodia dela é espetacular.

"Zombies Dictator" é a faixa mais agressiva do álbum. A participação de Victor Cutrale da banda Fúria Inc. com os vocais rasgados formando uma verdadeira antítese ao vocal melódico de Edu Falaschi torna a música muito interessante. "Trace of Trait" foi escolhida para ser o primeiro single da banda. Boa escolha, pois resume muito bem o "Motion". "Soul Alight" começa com riffs típicos de nü metal, evoluindo para um thrash metal e tem seu desfecho com um refrão repleto de feeling. Boa faixa.

"Late Night in '85" é a faixa mais emocional. A balada inicia-se com o vocal e violão para ganhar vida com riffs pesados e um belo solo de guitarras. "Daydream Lucidity" se aproxima do power metal. Guitarras velozes e pedal duplo correndo contra o tempo. Não é tão boa quanto às anteriores.

Por fim, "When And Why" é composta somente de voz e violão. A música é linda. Tem influência de música folk americana. Excelente canção.

Como definir "Motion"? Não ouso tentar. O Almah se reinventou e produziu um grande álbum. Consolidou-se como banda. Parece que a busca pela tal identidade, finalmente, chegou ao fim.

***

Motion

1. Hypnotized
2. Living and Drifting
3. Days of the New
4. Bullets on the Altar
5. Zombies Dictator
6. Trace of Trait
7. Soul Alight
8. Late Night in 85
9. Daydream Lucidity
10. When and Why

Formação:

Edu Falaschi - Vocals
Marcelo Barbosa - Guitars
Paulo Schroeber - Guitars
Felipe Andreoli - Bass
Marcelo Moreira - Drums


Nenhum comentário:

Postar um comentário